Cassiane Aguiar

*** Cassiane Aguiar ***

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

    “Refletindo sobre Projetos na Escola”-----à UCA

           O trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem.  O projeto deve ser realmente assimilado e desenvolvido e para que isto aconteça é necessário que se tenha: dedicação + disciplina + persistência, já que representa a aplicação específica de uma metodologia de ensino e a atividade de fazer projetos é simbólica, intencional e natural do ser humano.  Por meio dela, o homem busca a solução de problemas e desenvolve um processo de construção de conhecimento.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

“Avaliando a minha aula com uso do laptop”

" Nossa aula foi muito produtiva conseguimos acompanhar o processo de aprendizagem permitindo comprovar as conquistas e as dificuldades dos alunos, tivemos a  oportunidade de avaliar não só o nível de compreensão dos conceitos, mas também o desenvolvimento de atitudes e procedimentos e a criatividade, elementos fundamentais para se enfrentarem situações problema."


segunda-feira, 4 de julho de 2011

“Perguntas”

Que idéia ou conceitos centrais você identifica no texto do link "idéias?
Que nós, quanto professores, devemos estimular nossos alunos a pensar sobre a sua realidade, desafiar, estimular a questionar, a usar sua curiosidade para expandir seus conhecimento e criar a sua própria opinião, tornando-se
Qual o papel da pergunta na sala de aula?
“Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.” Quem nunca ouviu essa frase que faz parte da vinheta do Canal Futura? De acordo com o método dialético de Sócrates (técnica de perguntar, responder e refutar)...
Penso então que as perguntas é que formam o conhecimento, já que a duvida é individual! Logo  o aprendizado também.

domingo, 2 de janeiro de 2011

MODELAGEM MATEMÁTICA

Olá colegas, achei um conteúdo interessante sobre modelagem matemática e vim aqui compartilhar com vocês!

O que é Modelagem Matemática?
Modelagem Matemática é acima de tudo uma perspectiva, algo a ser explorado, o imaginável e o inimaginável.
A Modelagem Matemática é livre e espontânea, ela surge da necessidade do homem em compreender os fenômenos que o cercam para interferir ou não em seu processo de construção.
Ao trabalharmos Modelagem Matemática dois pontos são fundamentais: aliar o tema à ser escolhido com a realidade de nossos alunos e aproveitar as experiências extra-classe dos alunos aliadas à experiência do professor em sala de aula.Porque fazer Modelagem Matemática?
Podemos enumerar os diversos benefícios de trabalharmos com Modelagem Matemática:
1) Motivação dos alunos e do próprio professor
2) Facilitação da aprendizagem. O conteúdo matemático passa a ter significação, deixa de ser abstrato e passa a ser concreto.
3) Preparação para futuras profissões nas mais diversas áreas do conhecimento, devido a interatividade do conteúdo matemático com outras disciplinas.
4) Desenvolvimento do raciocínio, lógico e dedutivo em geral.
5) Desenvolvimento do aluno como cidadão crítico e transformador de sua realidade.
6) Compreensão do papel sócio-cultural da matemática, tornando-a assim, mais importante.
Quando fazemos Modelagem Matemática e quando não fazemos?
Fazer Modelagem Matemática não é apenas resolver problemas no quadro usando situações do cotidiano, como acontece com muitos professores hoje que pensam estar fazendo modelagem, na verdade eles apenas estão resolvendo um problema como outro qualquer. 
Segundo Biembengut (1999) “a criação de modelos para interpretar os fenômenos naturais e sociais é inerente ao ser humano. A própria noção de modelo está presente em quase todas as áreas: Arte, Moda, Arquitetura, História, Economia, Literatura, Matemática. Aliás, a história da Ciência é testemunha disso!”
Neste sentido pode-se dizer que Modelagem Matemática é o processo que envolve a obtenção de um modelo que tenta descrever matematicamente um fenômeno da nossa realidade para tentar compreendê-lo e estudá-lo, criando hipóteses e reflexões sobre tais fenômenos.

Jean Carlos Silveira é acadêmico do 5º ano do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
João Luiz Domingues Ribas é Mestre em Educação, Professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atua nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia


Conteúdo retirado do site:  http://www.somatematica.com.br   
para ver o conteúdo completo acesse o link.